O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, revelou, em entrevista à MundialFM, que entre os principais desafios para 2022 está a retoma da normalidade, “para um processo de crescimento, afirmação e o desenvolvimento sustentável”. Para isso, o ponto de partida passa “por um processo de reordenação camarária”.
Outro dos objetivos consiste em “desenvolver projetos emblemáticos, que mudem a cidade, melhorem a qualidade de vida e atraiam investimento, para criar emprego, fixar jovens e talentos”, diz o autarca, referindo a importância da parceria que existe com a Universidade.
O presidente acredita que “Coimbra merece ser escolhida como Capital Europeia da Cultura 2027”, pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
A valorização ambiental também é uma das apostas do Município para 2022, ao “voltar a cidade para o rio”. Para isso, José Manuel Silva fala em “projetos de aproveitamento sustentável de ambas as margens, para que os visitantes possam fruir da beleza do rio Mondego”.
Na ótica do autaca, são “estes projetos de desenvolvimento e transformação de Coimbra que vão fazer a diferença, não são as obras de manutenção, que sendo necessárias, iam sendo feitas, mas não evitavam que [o Concelho] estivesse num declínicio demográfico por falta de investimento e oportunidades”.
“Coimbra tem todas as condições [para dar oportunidades aos jovens], porque tem uma localização central, boas acessibilidades, um excelente Centro Hospital e uma excelente Universidade”, indica.
Ouça a entrevista na íntegra: