A entrada de pais e encarregados de educação nos estabelecimentos para ir deixar ou ir buscar os filhos volta sa ser permitida, tal como as crianças voltam a poder levar brinquedos.

Esta são duas das medidas que resultam da atualização feita na quarta-feira da norma com as medidas gerais para creches e amas, no âmbito da pandemia de covid-19

No entanto, há regras a cumprir. A norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê que o encarregado de educação possa entrar nas instalações, devendo ainda assim respeitar “o distanciamento físico”, bem como evitar aglomerados. Recomenda-se também o uso de máscara facial.

Volta também a ser permitido que as crianças levem brinquedos de casa e os partilhem na creche, ao terem desaparecido as orientações em sentido contrário.

Mas o distanciamento físico entre crianças continua a ser recomendado para quando se encontram em “mesas, berços ou espreguiçadeiras”.

As crianças e funcionários das creches devem ser organizados em “salas fixas”, sendo que “a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo”.

A DGS recomenda também “uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente ventilação natural, através de abertura de portas ou janelas”.