Instituição bancária estará a preparar-se para pedir ao Governo o estatuto de empresa em reestruturação.

O Montepio poderá estar a preparar a saída de 800 trabalhadores, o que significa uma redução de 20% da força laboral, avança o ECO. A Mundialfm já questionou fonte oficial do banco para tentar obter mais esclarecimentos, mas até ao momento ainda não foi possível obter uma resposta.

O jornal online adianta ainda que a instituição bancária se prepara para pedir ao Governo o estatuto de empresa em reestruturação. As rescisões terão um custo estimado de 80 milhões.


Em junho, o Montepio anunciou que iria avançar com um ajuste da rede de balcões para responder a um “novo ciclo”. Com isto, serão encerrados 31 balcões, que o banco diz serem “redundantes devido à sua proximidade geográfica”, numa altura em que a instituição se foca em acelerar a transição digital, ajustar o modelo de serviço e aumentar a eficiência.

O banco Montepio teve prejuízos de 51,3 milhões de euros no primeiro semestre, que comparam com os lucros de 3,6 milhões de euros do mesmo período de 2019, divulgou a instituição no mês passado.

O banco justificou os prejuízos entre janeiro e junho com as imparidades que constituiu (109,4 milhões de euros) para fazer face a perdas de crédito decorrentes da crise pandémica.