Sporting procura novo capitão após saída de Hjulmand: Inácio na linha da frente

A transferência de Morten Hjulmand para o Atlético de Madrid deixou mais do que uma lacuna no meio-campo do Sporting: abriu também um vazio na liderança da equipa. Com a braçadeira de capitão agora sem dono, Rui Borges terá de definir quem assume esse papel crucial no balneário leonino.

Entre os vários candidatos, Gonçalo Inácio surge como o nome mais forte. Formado em Alcochete e já com vários anos de casa, o internacional português tem sido uma das vozes do grupo e chegou mesmo a envergar a braçadeira em diversas ocasiões na ausência de Hjulmand. Apesar de se encontrar de férias após participação no Campeonato do Mundo, tudo indica que poderá assumir a capitania no regresso — isto, claro, se não surgir uma transferência, numa altura em que continua a despertar interesse de clubes europeus, como o AC Milan.

Outras hipóteses também estão em cima da mesa. Daniel Bragança e Pedro Gonçalves apresentam perfil de liderança e poderão assumir o papel, pelo menos durante a pré-época. Ainda assim, ambos enfrentam incertezas quanto ao futuro, com o médio a ser associado a uma possível saída e Pote a despertar interesse no futebol saudita.

Francisco Trincão chegou a ser apontado como uma solução natural para a sucessão, mas a iminente transferência para o Al Ahli afasta esse cenário.

Num plano alternativo, Rui Silva, Geny Catamo e Eduardo Quaresma aparecem como opções secundárias para integrar o lote de capitães, num verão marcado por profundas mudanças no plantel do Sporting.

A decisão final deverá ser conhecida nas próximas semanas, à medida que o grupo estabiliza e Rui Borges define a nova hierarquia de liderança para a temporada 2026/27.

0