Mais de 200 mil clientes sem energia na zona de Leiria devido à depressão Kristin

A zona de Leiria continua a sentir os efeitos da depressão Kristin, com mais de 200 mil clientes sem fornecimento de energia elétrica. A Proteção Civil solicitou a disponibilização de geradores para a região Oeste, de modo a minimizar os impactos da falha elétrica. O comissário europeu da Energia e Habitação desloca-se esta sexta-feira à Marinha Grande, acompanhado pelo ministro da Presidência, para avaliar a situação no terreno.

Médio Tejo em alerta devido à subida do Tejo

Na região do Médio Tejo, distrito de Santarém, a Proteção Civil mantém alerta amarelo para cheias devido à subida dos caudais do Tejo em Almourol, que se aproximam dos 3.000 metros cúbicos por segundo. O comandante sub-regional, David Lobato, alerta que estes valores podem aumentar com a chuva prevista e com as descargas das barragens espanholas.

Entre os pontos afetados estão a estação de canoagem de Alvega (Abrantes), o cais de Almourol (Tancos), o parque de estacionamento e zona ribeirinha de Constância, assim como diversas estradas submersas. A Proteção Civil recomenda à população evitar as margens do rio e não atravessar estradas inundadas, lembrando que a previsão de chuva pode agravar o cenário.

O Médio Tejo inclui 11 municípios do distrito de Santarém: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

0