Montaria em Pessegueiro reuniu mais de uma centena de caçadores

A segunda montaria da época venatória 2025/2026 da Associação de Caçadores das Freguesias de Portela do Fojo – Machio e Pessegueiro realizou-se no passado sábado, 10 de janeiro, numa iniciativa que combinou prática cinegética, convívio e valorização do território.

O evento contou com a participação de 110 caçadores e cerca de 170 pessoas no almoço-convívio, registando-se 35 animais abatidos de duas espécies distintas. Entre os presentes esteve o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, que destacou o papel destas iniciativas na gestão responsável do território e da fauna cinegética. “Quando devidamente planeadas e enquadradas, estas iniciativas representam um importante contributo para o equilíbrio ambiental, a mitigação de prejuízos no setor agrícola, a dinamização da economia local e a promoção de Pampilhosa da Serra junto de visitantes de todo o país”, afirmou.

A montaria decorreu nas aldeias de Braçal, Malhadas da Serra, Sobral Bendito e Casal da Silva, com o apoio da Junta de Freguesia de Pessegueiro e da Câmara Municipal, cumprindo todas as normas legais de segurança. A primeira montaria da época realizou-se em novembro, na aldeia de Maria Gomes, com o apoio da Junta de Freguesia de Portela do Fojo – Machio.

0