Um empresário japonês conhecido como o “rei do atum” quebrou o seu próprio recorde ao adquirir um atum-rabilho de 243 quilos por 510 milhões de ienes, cerca de 2,8 milhões de euros, no tradicional leilão de Ano Novo, realizado esta segunda-feira no mercado de Toyosu, em Tóquio.
Este é o valor mais elevado alguma vez registado neste leilão anual. O peixe foi comprado pela empresa Kiyomura Corp, detentora da cadeia de restaurantes de sushi Sushi Zanmai. O proprietário, Kiyoshi Kimura, venceu o leilão pela sétima vez e superou o anterior recorde, fixado em 2019, quando pagou 334 milhões de ienes, cerca de 1,8 milhões de euros.
“Pensei que a licitação vencedora seria um pouco mais baixa, talvez em torno de 400 ou 300 milhões de ienes, mas acabou por ultrapassar os 500 milhões”, afirmou Kiyoshi Kimura, citado pela agência Reuters.
O empresário mostrou-se ainda otimista em relação ao futuro económico do país, referindo esperar que a economia melhore ao longo do ano. “O governo prometeu trabalhar arduamente e o Sushi Zanmai também vai trabalhar, trabalhar, trabalhar”, acrescentou.
O atum foi capturado ao largo da costa de Oma, no norte do Japão, uma região reconhecida pela elevada qualidade dos seus atuns. Após o leilão, o peixe foi transportado para a sede da Sushi Zanmai, onde será preparado e distribuído pelos restaurantes da cadeia.
Apesar do valor recorde pago pelo exemplar, Kiyoshi Kimura garantiu que os pratos confecionados com este atum serão vendidos ao preço habitual. “Quando vejo um atum bonito, não consigo resistir. Ainda não o provei, mas deve ser delicioso”, afirmou.

