Portugal vacinou, este sábado, 90 mil pessoas com a dose de reforço contra a covid-19. A informação foi avançada pelo responsável pelo núcleo de coordenação do plano de vacinação, o coronel Penha-Gonçalves.

Na semana passada, estavam a ser vacinadas 45 mil pessoas por dia. 

Neste momento, Portugal tem 304 centros de vacinação, mas vão abrir mais à medida que o processo acelera.

A falta de profissionais de saúde no Alentejo Litoral preocupa os responsáveis pela vacinação, que estão a trabalhar numa solução, que pode passar por equipas itinerantes “que possam ir de sítio a sítio” vacinar.

Em entrevista à SIC Notícias, o coronel Penha-Gonçalves lembrou que as autoridades de saúde portuguesas ainda não tomaram uma decisão sobre a vacinação de crianças a partir dos cinco anos.

No entanto, confessa que estão de olhos postos no que se passa noutros países e que o mais provável é que a vacinação aconteça nos centros que têm vindo a ser utilizados.

Mas admite que prioridade, neste momento, é administrar as doses de reforço aos maiores de 65 anos e aos maiores de 50 que só tenham tomada uma dose, afirmou o responsável pelo núcleo de coordenação do plano de vacinação contra a covid-19.