Mais de 4,3 milhões de pessoas já têm a vacinação contra a covid-19 completa em Portugal, o equivalente a 42% da população residente no país, revela o relatório semanal divulgado, esta terça-feira, pela Direção-Geral da Saúde.

Os dados, atualizados às 24 horas de domingo, reportam-se à vacinação de  pessoas a partir dos 16 anos e indicam ainda que 60% dos residentes no país já tinham iniciado o processo de  vacinação.

As regiões do Alentejo e Centro são as que têm o processo de vacinação mais avançado, com 49 e 46% da população com a vacinação completa.

Em contrapartida, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo continuam a ser as regiões mais atrasadas, com 40% da população, em ambas, com o ciclo de vacinação concluído.

Entretanto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) autoriza que se antecipe a toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas apenas em casos excecionais. As exceções são viagens inadiáveis para tratamentos médicos, representações diplomáticas, missões humanitárias ou obrigações profissionais como estágios ou Erasmus.

A DGS clarificou também que mesmo quem está vacinado deve fazer isolamento caso tenha um contacto de alto risco, o que acontece com a própria Diretora-Geral, Graça Freitas.