Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos melhores pilotos e mais competitivos carros da modalidade. No plano desportivo, a cidade do Mondego coroou Thierry Neuville (Hyundai i20 N) como o primeiro líder da 55ª edição da prova organizada pelo ACP, enquanto Armindo Araújo (Skoda Fabia) foi o melhor português. Mas o espetáculo estendeu-se, também, às exibições dos carros que marcaram a história do WRC nos últimos 50 anos, com destaque para os saudosos ex-Grupo B e para o desempenho de pilotos como Walter Röhrl ou dos mais improváveis André Villas Boas e Filipe Albuquerque.

Na véspera da abertura da Queima das Fitas, a cidade de Coimbra acolheu o Vodafone Rally de Portugal, com uma inédita e espetacular Super Especial que abriu as “hostilidades” da 55ª edição da prova. Um dia pleno de emoções que ficou na memória dos cerca de 22 mil espetadores que se espalharam pelos 2,82 quilómetros de percurso desenhado junto às margens do rio Mondego.

Amanhã, os pilotos têm pela frente 121,67 quilómetros disputados ao cronómetro, percorridos em oito classificativas, sete das quais realizadas no Centro do país.

Thierry Neuville é o primeiro líder do Vodafone Rally de Portugal

Aos comandos de um Hyundai i20 N, Thierry Neuville foi o piloto mais rápido na Super Especial de Coimbra. “Ainda estamos a descobrir o carro, mas foi uma bela forma de começar o rali, com uma verdadeira multidão e um excelente ambiente. Espero uma boa luta nos próximos dias”, sublinhou o piloto belga, que bateu o colega de equipa, Ott Tänak, o segundo mais rápido, por escassos seis décimos de segundo. O irlandês Craig Breen (Ford Puma) estabeleceu o 3º melhor tempo, à frente do seu colega de equipa, Gus Greensmith e de Sèbastien Ogier (Toyota GR Yaris).

O líder do mundial, o jovem Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris) foi o 6º mais rápido, precedendo o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris), Sébastien Loeb (Ford Puma), o vencedor da edição do ano passado da prova, Elfyn Evans (Toyota GR Yaris) e o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma), que encerrou o grupo dos 10 primeiros.

Luta feroz em perspetiva no WRC2

No extenso e competitivo pelotão do WRC2 (43 inscritos), Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia Rally2 evo) foi o mais rápido em Coimbra, com o polaco a ser 0,3s mais rápido do que Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) e 0,4s mais rápido do que o líder do Mundial, Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally2 evo).

Armindo começa na frente entre os portugueses

Entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis, Armindo Araújo começou a prova com o melhor tempo entre os pilotos portugueses, ao volante do Skoda Fabia Rally2 evo, com Bruno Magalhães a colocar o Hyundai i20 N Rally2 no segundo lugar. O campeão nacional em título, Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2) foi o terceiro mais rápido em Coimbra, a 2,7s de Armindo Araújo, enquanto Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 evo) ficou a 4,2s do líder do CPR.

Walter Röhrl liderou desfile dos 50 anos do WRC

Sublinhe-se que, antes do arranque da Super Especial de Coimbra, a cidade acolheu também a tradicional Cerimónia de Partida, onde milhares de espetadores tiveram o privilégio de ver uma exposição de carros de ralis lendários, para celebrar o 50.º aniversário do Campeonato do Mundo de Ralis FIA, que se assinala em Portugal.

Liderados pelo ex-bicampeão do mundo Walter Röhrl, no Opel Ascona 400 com que conquistou o título de 1982, vários pilotos deram espetáculo, em fantásticas máquinas de outros tempos do WRC, ao longo do traçado da Super Especial. Foi também Röhrl quem encerrou o «desfile», agora aos comandos de um Audi Sport Quattro.

Vitória de José Grosso entre os Clássicos Desportivos

Mais de duas dezenas de Clássicos Desportivos abriram o programa da inédita Super Especial de Coimbra. A dupla José Grosso/João Sismeiro, com um raro Ford Escort RS 2000 X-Pack de 1978, estabeleceu o melhor tempo, à frente de Joaquim Bernardes/Laurinda Alves (Volkswagen Golf Mk1 de 1982) e dos irmãos Gonçalo e Mariana Figueroa, que deram espetáculo com a tração traseira do Ford Escort RS.