Sob a temática “O Desenvolvimento Sustentável”, as crianças de 19 estabelecimentos de ensino e de seis IPSS do Concelho de Soure – perfazendo um total de mais de 1300 figurantes – participaram no Cortejo de Carnaval, que percorreu as principais artérias da Vila, numa interação entre as várias faixas etárias, proporcionando momentos de convívio, partilha e animação. 

Com início no Parque dos Bacelos, a festa prosseguiu em direção à Praça da República, onde, em frente aos Paços do Concelho, se encontrava um palco fixo e uma bancada para a assistência. Recebidos pelo executivo municipal e largas centenas de espectadores, as crianças e idosos do Concelho exibiram os trajes carnavalescos e apresentaram as suas coreografias ao som de música animada. 

Entre confettis, serpentinas e muitas brincadeiras, o tema do cortejo sensibilizou a comunidade para o tema aglutinador, elaborando máscaras alusivas à proteção ambiental, ecologia e sustentabilidade. A temática escolhida insere-se nas políticas municipais desenvolvidas e trabalhadas pelo seu Setor de Educação. 

Pretendeu-se traduzir a criatividade aliada à pedagogia em torno desta temática, materializada através de máscaras, enfeites e trajes carnavalescos elaborados pelos alunos e utentes participantes. 

O evento juntou milhares de pessoas que assistiram ao cortejo num ambiente de muita euforia e animação. O comércio local também aderiu à festa, que se prolongou durante várias horas, perante o olhar atento da assistência que alinhou nas brincadeiras próprias desta época festiva.