O criador de conteĂșdos portuguĂȘs Wuant, cujo nome verdadeiro Ă© Paulo Filipe Morgado Borges, abordou recentemente a temĂĄtica da realidade do trabalho sexual em Portugal num dos seus vĂdeos publicados no canal online.
No vĂdeo intitulado âA Realidade do Trabalho Sexual em Portugalâ, Wuant comenta diversos aspetos ligados Ă forma como o trabalho sexual Ă© vivido no paĂs, destacando, sobretudo, o facto de esta atividade existir de forma visĂvel apesar da sua complexidade jurĂdica e social.
A discussĂŁo surge num contexto em que o enquadramento legal portuguĂȘs trata a prostituição como uma prĂĄtica em si nĂŁo criminalizada, mas onde sĂŁo proibidas formas de organização e facilitação dessa atividade â como bordĂ©is ou proxenetismo â o que cria, segundo vĂĄrios ativistas e acadĂ©micos, um vazio legal que dificulta a proteção dos direitos das pessoas que exercem trabalho sexual.
No vĂdeo, Wuant destaca que a realidade do trabalho sexual em Portugal Ă© multifacetada: envolve pessoas com diferentes motivaçÔes e contextos, sendo que muitas enfrentam estigma social, insegurança e falta de reconhecimento formal. Embora nĂŁo tenha entrado em detalhes tĂ©cnicos de legislação, o conteĂșdo gerou debates nos comentĂĄrios sobre a necessidade de se discutir publicamente o tema, incluindo questĂ”es de saĂșde, direitos laborais e descriminalização ou regulamentação da atividade.
Especialistas e organizaçÔes que acompanham a discussĂŁo sobre direitos dos trabalhadores sexuais defendem que uma abordagem que reconheça as pessoas que exercem este trabalho com consensualidade adulta â incorporando direitos bĂĄsicos de trabalho, saĂșde e proteção jurĂdica â pode ajudar a reduzir riscos associados Ă marginalização e ao trĂĄfico de pessoas.
O vĂdeo de Wuant soma mais de 100 mil visualizaçÔes em poucos dias, refletindo o interesse do pĂșblico portuguĂȘs em debater um tema que, apesar de antigo, continua a ser carregado de tabus e de lacunas legais.

