Hoje é dia de votação final global do Orçamento do Estado para 2021 e a sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN. Já o BE, PSD, CDS-PP, Chega e IL revelaram que iam votar contra.

Depois do anúncio, quer do PCP quer do PEV, ao final do dia de quarta-feira, de que iriam manter a abstenção na votação final global do Orçamento. O PAN anunciou hoje que se vai abster na votação final global do Orçamento do Estado para 2021, viabilizando-o.

O plenário da Assembleia da República teve início por volta das 10 da manhã, começando com a discussão e votação das normas avocadas pelos partidos e finalizando com a apreciação na especialidade da proposta do Governo.

Recorde-se que a discussão do Orçamento na especialidade começou na sexta-feira e desde então decorreram longas maratonas de votações na Comissão de Orçamento e Finanças, bem como as avocações e discussão em plenário.

Neste processo de especialidade foi batido o recorde de propostas de alteração apresentadas pelos partidos ao documento aprovado na generalidade, tendo sido submetidas cerca de 1.500.