Volodymyr Zelensky fala em genocídio, após o massacre a que se assistiu na cidade de Bucha, com a morte de centenas de civis, e pede uma investigação aprofundada. A Rússia nega qualquer responsabilidade sobre o massacre.

O Ministério da Defesa russo diz que os relatos são falsos, uma encenação e provocação do regime de Kiev, e pede à comunidade internacional para não se precipitar numa condenação à Rússia pelas imagens que chegam de Bucha.

Vários países, incluindo Portugal e União Europeia (UE) já condenaram os alegados crimes de guerra cometidos pelo exército russo, defendendo que estes atos devem ser investigados.

Em declarações à SIC Notícias, a antiga jurista do Tribunal Penal Internacional, Anabela Alves, fala em crimes de guerra:

A cidade de Bucha esteve ocupada pelos russos durante um mês. O presidente da Câmara de Bucha fala num massacre deliberado na cidade e em famílias inteiras assassinadas.

Ao certo ainda não se sabe o número de vítimas, mas as autoridades locais falam em mais de 400.

Da Ucrânia já saíram perto de 4,2 milhões de pessoas e há 6,5 milhões de pessoas deslocadas internamente no país invadido.