O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Henriques, assinou, na passada semana, o contrato de financiamento do programa “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, promovido pelo Fundo Ambiental.

O projeto prevê um investimento deste Município do distrito de Coimbra de quase 54 mil euros, dos quais 50 mil serão financiados pelo Fundo Ambiental, para implementação do programa nas aldeias de Soutelo e de Moura Morta, até ao final do ano.

A intervenção passará pela plantação de espécies autóctones e na recuperação da regeneração natural existente de folhosas diversas, convertendo os povoamentos mais resilientes aos incêndios e fomentando a biodiversidade existente, assim como potenciar outras práticas como a produção de fruto, através da colocação de árvores como a nogueira, o castanheiro ou o medronheiro, entre outras.

O projeto prevê ainda a recuperação e construção de duas charcas em ambas as aldeias, permitindo um reaproveitamento das águas pluviais, assumindo-se como uma mais valia não só para as áreas agricultadas, como, e em particular, uma importante ferramenta no âmbito da proteção civil.