Depois de adiada, a iniciativa dedicada ao fadista viseense, célebre pai do “Fado Hilário”, regressa no próximo fim de semana, numa organização do Município e Junta de Freguesia de Viseu
É já no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de julho, que Viseu recebe a iniciativa “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, dinamizada pelo Município de Viseu e a Junta de Freguesia de Viseu. O projeto é composto por uma componente musical e por um colóquio, com um programa versátil, destinado ao público em geral.
No dia 7 de julho, sexta-feira, pelas 22 horas, no Largo Pintor Gata, haverá lugar a um espetáculo musical com a presença do grupo “Raízes de Coimbra”, que conta com as vozes de Heitor Lopes, Mário Rovira e Nuno Oliveira; nas guitarras com Octávio Sérgio e Paulo Alexandre Almeida; e nas violas com Rui Pato e Humberto Matias. Também os “Triunviriato” sobem ao palco nesta noite. Integram o grupo Rui Pedro Lucas, na voz, acompanhado por João Paulo Sousa, na guitarra portuguesa, e António Carlos Coelho, na guitarra clássica.
Já no dia 8 de julho, sábado, pelas 15 horas, a Casa do Miradouro/Pólo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques será palco de um colóquio onde serão abordados diversos tópicos sobre esta figura ilustre de Viseu. Jean Pierre Silva será orador na conversa “Retratos de Augusto Hilário pela pena fúnebre da imprensa”; seguindo-se a comunicação de Manuel Marques Inácio, com “Augusto Hilário e as gentes do seu tempo, no Canto e na Música de Coimbra”. Por último, António M. Nunes abordará o tema “Um caso singular de influencerismo e de mediatismo na década de 1890”.
As inscrições para o colóquio devem ser efetuadas previamente, através do endereço turismo@cmviseu.pt.
No mesmo dia, pelas 21H30, o Parque Aquilino Ribeiro abraça o espetáculo musical de Gabriel Carlos e Amigos, com participação especial de Yola Dinis.