De 17 a 24 de maio, os Museus Municipais de Viseu assinalam o Dia Internacional dos Museus com programação especial.

O Município de Viseu assinala o Dia Internacional dos Museus 2024 com uma semana de programação especial nos seus oito Museus Municipais, entre os dias 17 e 24 de maio. Dirigida ao público escolar, famílias e comunidade em geral, a agenda propõe oficinas criativas, percursos temáticos, visitas guiadas e atividades de exploração artística e científica.

A iniciativa tem como objetivo valorizar os espaços museológicos enquanto lugares de educação, encontro e descoberta, através de propostas acessíveis e participativas que reforçam a relação entre a cidade, os seus habitantes e a herança cultural de Viseu.

A Casa da Ribeira propõe o percurso temático “A Cava”, com início neste espaço museológico e término na Cava de Viriato. A atividade decorre nos dias 20 e 22 de maio, às 10 horas, para o público escolar, e no dia 24, no mesmo horário, para famílias.

Na Casa do Miradouro, realiza-se a visita guiada e oficina “Exposição Portátil”, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. Após uma breve visita à exposição “José Coelho: A paixão pelo passado”, os participantes são desafiados a criar a sua própria coleção.

A casa do Capitão convida todos à descoberta da história do Museu Almeida Moreira, através da visita-oficina “Teu do Coração” no dia 24, para famílias. A atividade propõe uma viagem afetiva ao universo de Francisco António de Almeida Moreira, destacando a importância da arte e da memória.

No Museu de História da Cidade é apresentada a exposição temporária “A Batalha: Uma Perspetiva Pictórica”, dedicada à obra de António Batalha, antigo proprietário da icónica Foto Batalha. Em paralelo, dinamiza a oficina “Eleição dos Bichos”, dirigida a crianças do pré-escolar, 1.º ciclo e famílias, com a duração de 60 minutos. Através de um conto infantil, os participantes são convidados a refletir sobre a democracia e o respeito pela diferença

Em Várzea de Calde, o Museu do Linho apresenta duas propostas. A oficina culinária “Bolinhos com Linhaça”, nos dias 17 e 24 de maio, e a oficina com percurso exterior “Sketch & Sound”, promovida pela Binaural Nodar. Ambas são dirigidas ao público geral e exploram tradições locais e o ambiente sonoro da paisagem de Calde.

O Museu Keil Amaral realiza uma visita guiada à sua exposição permanente no dia 21 de maio, às 16 horas, no âmbito da iniciativa INATEL Primavera. A visita propõe uma (re)descoberta da arquitetura e urbanismo da cidade, com enfoque na obra do arquiteto Keil do Amaral.

Já o Museu do Quartzo apresenta duas oficinas educativas: “Quartzo e o Tempo”, destinada a maiores de 6 anos, e “Cristais e Criatividade”, para maiores de 3 anos.

Por fim, a Quinta da Cruz promove a oficina “Construção do Mundo”, no dia 17 de maio, às 11 horas, dirigida a famílias, com lotação entre 5 e 12 participantes. A proposta combina teoria e prática em torno de temas como a biodiversidade e os ecossistemas.

Entre os dias 20 e 24 de maio, o espaço acolhe a 10.ª edição do Festival EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas, com sessões para escolas, instituições e público geral. O programa completo pode ser consultado em www.cm-viseu.pt.

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória e à lotação dos espaços.

Consulte o programa completo em cm-viseu.pt.