Grande novidade da edição de 2025 foi a prova de 35k em estafetas  

Este fim-de-semana, Vila Nova de Poiares foi o palco para a XI edição do Poiares Trail, evento que reuniu no Concelho mais de 1400 atletas e entusiastas do trail running, organizado pela secção de atletismo da Associação Recreativa de São Miguel (ARSM), que uma vez mais, se destacou pela positiva, afirmando-se no panorama nacional como um evento de referência na modalidade. 

Como é habitual, a prova contou com diferentes distâncias, nomeadamente o PT35k Decathlon Portugal, o PT21k Poiarmex, PT12k Farmácia Santo André, a Caminhada, sendo que a grande novidade de 2025 foi o PT35k Estafetas Alves Bandeira. Recorde-se que o PT Kids decorrerá no próximo sábado, 15 de fevereiro. 

default

Os atletas percorreram os desafiantes percursos cuidadosamente delineados pela organização para os colocar à prova, procurando ao mesmo tempo brindar todos os participantes com as melhores paisagens naturais do Concelho. 

João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal, classificou o XI Poiares Trail como “um sucesso”, endereçando as felicitações pelo êxito da prova “a toda a organização, voluntários, patrocinadores e atletas, que com muito esforço, compromisso e superação tornaram possível esta celebração do trail running no Concelho, destacando o potencial turístico e a beleza dos trilhos de Vila Nova de Poiares”, afirmou. 

“O Poiares Trail é já um evento âncora, capaz de dinamizar o turismo do nosso território e estimular a economia local”, referiu João Miguel Henriques, destacando o “compromisso deste Executivo em apoiar a organização da prova desde a primeira hora. A Câmara Municipal tem sido um parceiro ativo, procurando assegurar as condições para a sua realização pois entendemos que esta aposta, valorizando os nossos trilhos e paisagens naturais, é fator de desenvolvimento sustentável e atratividade do Concelho”, concluiu. 

Resultados desportivos 

No plano competitivo, a prova do PT35k Decathlon Portugal, no setor masculino, foi ganha por Pedro Garrido do Saca Trilhos Anadia, com 3h28m00s, seguido por Nuno Tavares da Escola de Atletismo de Coimbra, com 3h37m45s, e por Vítor Cordeiro da DAP Trail Team, com 3h39m43s. Nos femininos, Paula Soares do Saca Trilhos Anadia venceu a prova com o tempo de 4h11m36s, sendo seguida pelas atletas da ‘casa’, Carla Reis da Associação Recreativa de São Miguel, com o tempo de 5h02m03s, e Zenaide Alves, também da Associação Recreativa de São Miguel com 5h17m43s.  

Já os 35k Estafetas Alves Bandeira masculinos, a equipa vencedora foi a do DCI/Trilhos Luso Bussaco A, com 3h52m44s, a que se seguiram a Botafogo Team, com 4h01m36s, e a Trilhados – ACD Santiago, com 4h06m32s. Na competição feminina, a DCI/Trilhos Luso Bussaco F foi a vencedora, com 5h17m36s, seguida pela Sadinas Coxas, com 5h28m09s, e pela GDCR Lajes, com 5h29m48s. 

Quanto ao PT 21k Poiarmex, o pódio masculino foi composto por José Vieira da EDV-Vianatrail, com 1h45m50s, Rui Figueiredo da Saca Trilhos Anadia, com 1h49m58s, e por Vasco Pereira da A. R. Casaense / Escola de Atletismo de Coimbra, com 1h54m58s. O pódio feminino foi composto por Patrícia Carreira do Clube Desportivo de Espite, com 2h13m04s, Rute Martins do Fátima Trail Team, com 2h15m53s, e Fátima Buchas do EDV – Vianatrail, com 2h28m18s. 

Por fim o pódio do PT12K Farmácia Santo André, nos masculinos, foi composto por José Sequeira da Trialmotor, com o tempo de 59m58s, Diogo Carvalho do Montanha Clube Trail Runnig Efapel, com 1h05m13s, e Nélson Meco do Ameal Trail, com 1h05m18s. Já no setor feminino, Constança Pelicano do CF Os Marialvas foi a vencedora, com 1h05m40s. seguida de Andreia Jesus da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro, com 1h13m45s, e de Ana Borges do Viriathvs Runners Viseu, com 1h18m17s.