O Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou na última reunião de Câmara o documento da Prestação de Contas de 2020.

No documento apresentado pelo Presidente João Miguel Henriques, os pontos mais significativos das contas de 2020 são a redução do excesso de endividamento em menos 13% face a 2019, e a redução da dívida total em mais de 6,5 milhões de euros face ao valor encontrado em 2013, representando uma redução ao ritmo de mais de 1 milhão de euros por ano.

De forma global, o Município alocou, em 2020, mais de 350 mil euros do seu orçamento a ações diretamente relacionadas com o combate à pandemia, além da despesa corrente com recursos humanos, equipamentos e consumíveis, a que acresce ainda o facto de ter prescindido de cerca de 60.000 euros de receita em isenções igualmente aplicadas por conta da pandemia.

Outra das novidades das contas de 2020, foi a de ter sido o ano de implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas que pretende alinhar procedimentos entre a contabilidade pública e as outras contabilidades, melhorando a transparência das contas públicas ao nível do reporte de informação e do relato orçamental e financeiro.