Iniciativa ficou marcada pela inauguração do novo Espaço do Cidadão na sede da Junta .

A Junta de Freguesia de Arrifana, Vila Nova de Poiares, organizou este fim de semana a VI edição do Festival do Petisco, reunindo no Pavilhão Eduardo Campos centenas de visitantes, e reafirmando-se como um dos momentos mais significativos da agenda cultural e associativa desta Freguesia.

Trata-se de uma iniciativa que tem como principal objetivo promover os sabores tradicionais da região e, ao mesmo tempo, permitir que as associações e grupos locais possam angariar fundos para o desenvolvimento das suas atividades.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, entidade parceira nesta organização, “aquilo que aqui se vive é o reflexo de uma comunidade unida, com um forte espírito associativo e uma profunda ligação às suas raízes.

Este tipo de eventos é fundamental para valorizar a nossa identidade, preservar tradições e, acima de tudo, fortalecer os laços entre as pessoas”, afirmou o João Miguel Henriques, que, elogiando a importância do envolvimento das coletividades locais na dinamização cultural do território, elogiou o papel da Junta de Freguesia de Arrifana, enquanto entidade promotora desta iniciativa.

Novo Espaço do Cidadão permitirá melhorar a resposta aos fregueses

Um dos momentos mais significativos do fim de semana foi a inauguração oficial do novo Espaço Cidadão da Freguesia de Arrifana, instalado na sede da Junta, e que representa um passo relevante na modernização e descentralização dos serviços públicos. 

A partir de agora, os residentes poderão aceder naquele local a um conjunto alargado de serviços administrativos, como a renovação do Cartão de Cidadão ou o registo criminal, sem necessidade de se deslocarem à sede do concelho.

“Fizemos um investimento significativo na remodelação das instalações e na aquisição de novos equipamentos, criando um espaço digno, moderno e funcional para todos os nossos fregueses”, sublinhou José Manuel Henriques, Presidente da Junta de Freguesia de Arrifana.

Para João Miguel Henriques, trata-se de uma medida estratégica no reforço da proximidade da administração pública às populações, especialmente em contextos rurais: “Este é o primeiro de três novos Espaços Cidadão que serão instalados nas freguesias do concelho, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa.

É um exemplo claro de como a descentralização se traduz em mais qualidade de vida e em maior equidade no acesso aos serviços públicos”, concluiu.