Os especialistas consideram que ainda não é possível projetar o pico da nova vaga da pandemia de covid-19 em Portugal.
Em declarações à Antena 1, o matemático Carlos Antunes diz que essa projeção só poderá ser feita quando a taxa de transmissão do vírus começar a baixar, algo que ainda não acontece.
O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa sublinha que o aumento dos casos positivos está a criar dificuldades no rastreio dos infetados, de forma a isolar os casos suspeitos e travar as cadeias de transmissão:
Relativamente à distribuição geográfica da variante Delta, Carlos Antunes acredita que é uma questão de tempo até esta mutação do vírus se tornar predominante em todo o território nacional:
As projeções do matemático Carlos Antunes para as próximas etapas da pandemia em Portugal, numa altura de subida de novos contágios. Variante Delta do novo coronavírus deverá ser predominante em todo o território de Portugal.
Esta situação já levou a ministra da Saúde a admitir a revacinação de alguns grupos, bem como a reavaliação das metas previstas para a imunidade de grupo:
Marta Temido anunciou ainda que o governo vai comparticipar o preço de alguns testes à Covid19:
Algumas das medidas que o Governo está a discutir para combater a variante Delta do novo coronavírus. Reforçar a vacinação das pessoas mais fragilizadas e comparticipar testes à covid-19 são assuntos na ordem do dia.