O primeiro lote de 8.400 doses da vacina anti-covid da Moderna chega, esta semana, a Portugal. Trata-se da segunda vacina a ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento, depois da Pfizer.
Em declarações à RTP, o pneumologista Luís Rocha fez a comparação entre as duas vacinas:
Em relação à imunidade que as vacinas poderão conferir, este especialista considera que ainda há algumas dúvidas:
Era o pneumologista Luís Rocha, a propósito da vacina da Moderna, que começa a chegar a Portugal. Esta semana chega um primeiro lote de 8.400 doses. Na semana de 25 de janeiro chegarão mais 11 mil.
Entretanto, chegaram, esta manhã, mais 79.950 doses da vacina da Pfizer. No total, Portugal já recebeu 159.900 doses desta vacina, sendo que já foram distribuídas 67.160 e estão reservadas 73.240.
Até sexta-feira foram vacinadas 74.099 pessoas, como referiu a ministra da Saúde, no final de uma reunião com a task force do Plano Nacional de Vacinação:
Marta Temido falou ainda das diferenças entre as duas vacinas, no que toca a grupos etários, e do plano de vacinação:
Segundo a governante, até sexta-feira tinham sido vacinados utentes e funcionários de 165 estruturas residenciais para idosos, numa tentativa de acelerar o processo de vacinação:
Declarações de Marta Temido, ministra da Saúde, esta manhã, no final de uma reunião com a task force do Plano Nacional de Vacinação, onde esteve também o Primeiro-Ministro. Hoje chegaram a Portugal mais 79.950 doses da vacina da Pfizer. Até ao final da semana, chegarão 8.400 doses da vacina da Moderna.