A Universidade de Coimbra e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) celebraram na terça-feira (dia 19) um novo memorando de entendimento. O acordo, que vem dar continuidade e reforçar a relação entre as duas entidades, foi assinado no decurso da 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, em Brasília, na qual a UC – representada pelo Vice-Reitor da UC para a Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, Nuno Mendonça – participou integrada na comitiva do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Portugal e Brasil assinaram 19 acordos bilaterais no âmbito desta 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, reforçando a cooperação nas áreas da economia, inovação, sustentabilidade, segurança e investigação. Entre estas parcerias, está o novo memorando de entendimento entre a UC e a Fiocruz, que já têm vindo a desenvolver iniciativas conjuntas nas áreas de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico.
O memorando de entendimento foi assinado pelo Vice-Reitor Nuno Mendonça e pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, na presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, Fernando Alexandre.
Para além da 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, no Palácio do Planalto, em Brasília, a Universidade de Coimbra também esteve presente no Fórum Económico Brasil-Portugal, que decorreu esta quinta-feira (dia 20), nas instalações da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover cooperação económica, científica e empresarial entre parceiros dos dois países.
Estas iniciativas vêm reforçar a presença da Universidade de Coimbra no Brasil, com o objetivo de criar e fortalecer uma plataforma de inovação e transferência de conhecimento entre Portugal e o “país-irmão”.