A Universidade de Coimbra (UC) vai apoiar a Associação Académica de Coimbra (AAC) com 270 mil euros, no âmbito do contrato-programa anual de apoio às atividades de caráter cívico, cultural, artístico e desportivo da organização estudantil. O acordo – que contempla um reforço de cerca de 2% da verba atribuída – foi assinado quarta-feira, dia 9, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Direção-Geral da AAC, Carlos Magalhães, na Reitoria da UC.
O contrato-programa contempla o financiamento de cerca de 40 projetos de âmbito diversificado, como desporto universitário, cultura e expressão artística, responsabilidade social, promoção da UC e AAC, e despesas de funcionamento da AAC.
Em 2024, a verba atribuída fora de 265 mil euros, tendo então representado um acréscimo de 14% em relação ao valor disponibilizado nos anos anteriores (233 mil euros em 2023).
“A AAC é um parceiro essencial da Universidade de Coimbra na atração, no acolhimento e no acompanhamento permanente dos nossos estudantes, promovendo atividades extracurriculares – de caráter cívico, cultural e desportivo – que enriquecem a nossa academia. O contrato-programa, que este ano volta a ser objeto de um reforço de verba, é um veículo para fortalecermos ainda mais estas sinergias”, aponta o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
“Este protocolo visa o estreitamento de relações entre ambas as instituições, como o desenvolvimento cultural, desportivo e académico que tanto distinguem a nossa Academia. A relação simbiótica entre a UC e a AAC será sempre o ponto de partida para continuar na Vanguarda e se manterem como impulsionadores regionais, elevando assim o próprio distrito”, nota o Presidente da Direção-Geral da AAC, Carlos Magalhães.