A Universidade de Coimbra (UC) estará presente na Expo Osaka 2025, entre 15 e 17 de julho, expondo no Pavilhão de Portugal projetos inovadores que ligam Portugal e Japão com tecnologia sustentável.
Diversos investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver projetos com equipas multidisciplinares internacionais, que vão permitir responder a desafios globais. Esta será uma oportunidade para estreitar os laços entre a UC e o Japão, bem como para apresentar ao mundo o que de melhor há na investigação em Portugal. Em alta representação da UC estarão presentes os Vice-Reitores João Nuno Calvão da Silva e Nuno Mendonça, responsáveis pelas áreas das Relações Externas e Alumni, e da Inovação, Relação com Empresas e Empregabilidade, respetivamente.
Na Expo Osaka 2025, a UC vai apresentar cinco projetos: Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA Portugal) – um centro de investigação do envelhecimento, área de preocupação dos dois países dada a sua condição de envelhecimento da população; Activas – uma resposta disruptiva e diversificada aos desafios endereçados pelo envelhecimento da população, um dos maiores desafios das sociedades atuais, ao nível do ambiente e espaços construídos; UAS4Litter – o uso de drones acoplados a sensores óticos e multiespectrais para a deteção, busca e inspeção autónoma de lixo marinho em áreas costeiras; Reefs – dispositivo inovador para produzir energia a partir das ondas; HUB da Costa Atlântica da Região de Coimbra – ecossistema, em rede, capaz de criar e fixar novas empresas na região, e consequentemente, recursos humanos, através da proximidade a competências técnico-científicas de excelência; Campus daFigueira da Foz – UC Mar – um projeto que pretende estimular a criação e difusão de processos inovadores nas pescas, na transformação e na comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, bem como promover a transferência de conhecimentos através de parcerias entre cientistas e pescadores.
O projeto UAS4LITTER está a ser desenvolvido em parceria com o Governo do Japão, envolvendo uma equipa interdisciplinar, que poderá vir a permitir aplicar um sistema de drones lowcost para identificar lixo marinho na costa nipónica.
Adicionalmente, a Universidade de Coimbra tem trabalhado em conjunto com a agência japonesa de atração de investimento estrangeiro JETRO (Japan External Trade Organization), para aproximar projetos portugueses às empresas japonesas.
No Pavilhão de Portugal haverá uma zona dedicada à Universidade de Coimbra, com uma mesa digital que permitirá ligar em direto Osaka ao Pátio das Escolas, pondo os visitantes em diálogo com um(a) representante da UC. Além disso, os visitantes poderão visualizar estes projetos em detalhe e conhecer a história e o património da UC (visitável à distância através de óculos de realidade virtual).