Pelo sétimo ano, a Câmara Municipal de Tondela vai promover um Seminário de Educação, que nesta edição, a realizar nos dias 28 e 29 de abril, será subordinado ao tema “Trans (formar) o presente”. 

Reconhecendo que a Educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento e progresso da sociedade, a autarquia volta a organizar o seminário que trará a Tondela um leque de oradores de referência nacional no que ao ensino diz respeito. 

Entre os preletores convidados estão o reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa, o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio e a vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Albuquerque. 

O tema “Trans (formar) o presente” foi escolhido este ano para responder às prioridades decorrentes do atual quadro legal, designadamente do Perfil dos Alunos e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, do plano de ação para a transição digital e do quadro estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro. 

O seminário pretende ser um espaço de reflexão sobre o que se faz a nível local, abordando ao mesmo tempo não só os desafios do setor da Educação, como os planos de formação e de aprendizagem que contribuem para o empoderamento das crianças e jovens. 

A problemática abordada este ano na iniciativa responde também à Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente no objetivo de “garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”. 

Tal como em edições anteriores, os promotores esperam que o seminário decorra com sucesso e com casa cheia. Este ano a iniciativa surge integrada na Festa do Livro e da Leitura. 

O Seminário de Educação é realizado pela Câmara Municipal de Tondela em parceria com a Rede de Bibliotecas do concelho e com o Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, que garantirá a acreditação do encontro para a classe docente.

As inscrições podem ser feitas em www.cfaeplanaltobeirao.com.