As previsões meteorológicas indicam que na sexta-feira as temperaturas voltam a aumentar e a humidade a baixar, principalmente a diurna. Em entrevista à SIC Notícias, o climatologista Mário Marques sublinhou a importância da humidade no combate aos incêndios:

Entre 29 de julho e 2 de agosto é esperado que as temperaturas subam de forma gradual e contínua e poderão ser atingidos novamente valores acima dos 40ºC:

Mário Marques deixou ainda a indicação de que não há previsão de chuva, nas próximas duas semanas, apenas condições para a ocorrência de trovoadas de forma localizada:

No final desta semana espera-se novo aumento das temperaturas, de forma gradual. Poderão ser atingidos novamente valores acima dos 40ºC.