A Autoridade Nacional da Aviação Civil aprovou a subida de 4,89% nas taxas do Aeroporto de Lisboa para 2021 que tinha sido proposta pela ANA. Apesar deste aumento ter sido inicialmente suspenso, a TSF adianta agora que se efetiva, assim, uma subida que é mais do dobro da registada no ano anterior.

Recorde-se que , em março, Autoridade Nacional da Aviação Civil suspendeu a aprovação da proposta tarifária da ANA para o aeroporto de Lisboa, aguardando um acordo com o Estado sobre o diferimento da recuperação dos défices de 2017 e 2018.

Num momento que fica marcado pela falta de passageiros derivada da pandemia de Covid-19, as companhias aéreas mostram-se descontentes com esta decisão e, de acordo com o mesmo meio de comunicação, protestaram contra a mesma nos últimos dias.

O aumento agora verificado no aeroporto de Lisboa deve-se, de acordo com a ANA, a um acerto das tarifas, as quais deveriam ter sido superiores em 2017 e 2018, de acordo com o contrato assinado entre a empresa e o Estado. Sem este acerto, as taxas também deveriam descer em Lisboa, mas vão assim permitir recuperar um montante de 10,8 milhões de euros em 2021.