SpaceX perde controlo de um satélite da rede Starlink

A SpaceX perdeu o controlo de um dos satélites da constelação Starlink, após a deteção de uma anomalia esta quarta-feira, dia 17, revelou a empresa de Elon Musk numa publicação na rede social X.

O satélite, identificado como 35956, encontrava-se a uma altitude de cerca de 418 quilómetros quando ocorreu a anomalia. Segundo a SpaceX, o incidente originou “um pequeno número” de detritos, levando à interrupção das comunicações com o equipamento.

De acordo com a empresa, o satélite está praticamente intacto, encontra-se em rotação e deverá reentrar na atmosfera terrestre ao longo das próximas semanas, desintegrando-se completamente durante esse processo.

A SpaceX sublinha que, enquanto “maior operadora de uma constelação de satélites no mundo”, está “profundamente comprometida com a segurança no Espaço”. A empresa adianta que os engenheiros estão a trabalhar para identificar a origem do problema e mitigar situações semelhantes, encontrando-se já em curso a implementação de atualizações de software para reforçar os sistemas de proteção.

Segundo o site The Verge, a região onde ocorreu a anomalia é uma das mais congestionadas do Espaço, com mais de 24 mil satélites e detritos atualmente monitorizados. Estima-se que, até ao final da década, possam estar em operação mais de 70 mil satélites nesta zona orbital.

0