O Município de Soure tem procurado aperfeiçoar a sua ação no que toca ao meio ambiente, principalmente na recolha e encaminhamento de resíduos, com especial relevo para a reciclagem e no desenvolvimento sustentável, onde se adotam conceitos como otimização de recursos, redução de desperdício e responsabilidade na adoção de boas práticas ambientais. 

Neste sentido, têm sido efetuados diversos investimentos, nomeadamente através da otimização e reforço das redes de recolha seletiva existentes, que se traduzem na aquisição de ecopontos, contentores de recolha seletiva e viaturas de recolha seletiva.

Atualmente, a Autarquia encontra-se em fase de implementação de um novo projeto – a Recolha Seletiva Porta-a-Porta na Vila de Soure. Trata-se de um projeto-piloto, que nesta fase inicial irá abranger apenas a Vila Soure, correspondendo a 679 alojamentos. Serão distribuídos cinco ecopontos por cada habitação, destinados à reciclagem de papel/cartão, vidro, plástico/metal, biorresíduos e lixo indiferenciado. 

Posteriormente, os resíduos serão recolhidos ao domicílio em dias previamente estipulados pela entidade gestora em baixa – o Município, e pesados no ato da recolha, sendo entregues na entidade gestora em alta – a ERSUC. 

Numa fase futura, o objetivo é implementar o sistema PAYT, em que a taxa de resíduos deixará de ser indexada à fatura da água e que o consumidor pagará em função dos resíduos que produzir e que colocar no contentor do lixo indiferenciado. Ou seja, quanto mais reciclar, menos pagará. 

No terreno já se encontra uma equipa técnica a sensibilizar os munícipes da área abrangida para a adesão a este projeto, bem como prestando esclarecimentos e sensibilizando para a realização de reciclagem. 

A implementação deste projeto é uma forma de promover a realização de reciclagem, bem como reduzir os resíduos encaminhados para aterro e uma alternativa de pagamento mais justa, beneficiando quem mais reciclar. 

Esta medida enquadra-se nas políticas ambientais e de educação para a sustentabilidade do Município, que dispõe também de locais próprios para a deposição de todos os tipos de resíduos em todas as suas Freguesias. 

Ao adotar comportamentos ambientalmente responsáveis, está-se a contribuir para um concelho mais limpo e sustentável, contribuindo para maior qualidade de vida dos residentes e gerando também mais atratividade para o turismo, fatores que, consequentemente, alavancam a economia local.