Foi apresentado, em Cantanhede, o novo guião pedagógico “Jazz na Filarmónica” do projeto “Happy Jazz – A música que nos une”, do qual fazem parte os concelhos de Soure, Cantanhede e Figueira da Foz e que estiveram representados na cerimónia pelos Vereadores Teresa Pedrosa, Pedro Cardoso e Olga Brás, respetivamente, acompanhados do maestro Rui Lúcio (diretor artístico-pedagógico do projeto) e do autor da obra, Hélder Bruno Martins.
“Jazz na Filarmónica” é um guião pedagógico, que introduz os leitores e particularmente os formandos, elementos das 18 bandas filarmónicas de Cantanhede, Figueira da Foz e Soure, na história sumária do Jazz e da sua estreita articulação com estes agrupamentos musicais com grande expressão no nosso território e no país. Será o ponto de partida para as muitas sessões formativas que acontecem ao longo deste período formativo, constituindo-se como uma referência na abordagem teórica de base que suporta a compreensão introdutória desta matriz basilar como é o Jazz.
O programa “Happy Jazz – A música que nos une” é um projeto multidisciplinar de carácter artístico-pedagógico e cultural, que iniciou no ano de 2021 e continua em 2022. Assente numa organização partilhada entre os municípios de Cantanhede, da Figueira da Foz e de Soure, tem como principais objetivos promover a dinamização patrimonial e social destes concelhos, enquanto instrumentos de diferenciação e competitividade, designadamente através da sua qualificação e valorização turística e cultural.