A Cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iniciaram, no dia 11 de abril, o périplo pelo concelho de Montemor-o-Velho, na paróquia de Meãs do Campo.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, esteve presente no início do momento que desafia a comunidade a viver as JMJ e, à margem da iniciativa, destacou “a envolvência e a entrega das pessoas” na preparação de todos os momentos, dirigindo, em particular, uma palavra de reconhecimento aos mais jovens.

A receção nas Meãs do Campo contou com a passagem dos símbolos da JMJ pela freguesia num carro dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e de um cortejo do Largo do Sagrado Coração de Jesus até à Igreja Matriz, onde se realizou um momento de oração com a comunidade, tendo, de seguida, os símbolos continuando a sua peregrinação até à paróquia de Tentúgal.
Durante os mês de abril, a Cruz peregrina e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani encontram-se a percorrer a diocese de Coimbra e, por isso, está prevista também a passagem por todas paróquias do concelho de Montemor-o-Velho, podendo o programa ser consultado em https://www.codcoimbrajmj.com/peregrinação-símbolos.
As JMJ 2023 realizam-se de 1 a 6 de agosto em Lisboa e é uma iniciativa que promove o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, tendo nascido por iniciativa do Papa João Paulo II, em 1986, depois do sucesso do encontro promovido no Ano Internacional da Juventude em 1985, em Roma.