A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes recebeu, em média, 43 reclamações por dia no primeiro semestre, num total de 7.756 queixas, sendo que 990 estão relacionadas com a pandemia.

O Relatório sobre Reclamações no Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes revela que entre as principais queixas estão situações referentes a “pedidos de reembolso”, “não cumprimento de regras de higienização”, “não cumprimento de regras de distanciamento físico”, “questões de segurança” e “uso de máscaras”.

O mesmo relatório conclui que o setor rodoviário é aquele que comporta a maior parte das queixas relacionadas com os motivos referidos, seguindo-se o setor ferroviário e o setor fluvial.

Outra das constatações é de que nos três primeiros meses do ano, foram registadas mais reclamações do que no mesmo período de 2019.

No entanto, no segundo trimestre do ano, verificou-se uma diminuição das reclamações, face aos meses homólogos do ano passado, “resultado já da pandemia, com os meses de abril, maio e junho”.