Programa da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares vai para a sua sétima edição

Já são conhecidos os candidatos a Presidente dos ‘Jovens Autarcas’ de Vila Nova de Poiares. Camila Borges, Duarte Fernandes, Francisca Trafaria, Jéssica Couceiro, Joana Prado, Marco Assunção e Sophia Nobre são os sete jovens que apresentaram o seu manifesto eleitoral.

A eleição irá decorrer no próximo dia 10 de dezembro, na Escola Dr. Daniel de Matos, com todos os alunos com idades entre os 11 e os 18 anos a serem chamados para decidir a composição do novo Executivo Jovem para o mandato de 2025.

O programa ‘Jovens Autarcas’ é uma iniciativa da Câmara Municipal, lançada em 2018, que visa promover a cidadania ativa, dando voz às opiniões, ideias e perspetivas das novas gerações sobre o futuro do seu Concelho. Para tal, o Município atribui todos os anos um orçamento de €10.000, para que os Jovens Autarcas possam gerir e implementar os projetos que se propõem executar durante o seu mandato.

João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, sublinhou a importância deste programa como “uma iniciativa inovadora e transformadora, ao aproximar os jovens das decisões políticas e promovendo a sua participação cívica, ao mesmo tempo que lhes proporcionamos a hipótese de serem escutados e contribuírem para a transformação da sua comunidade».

«Com a implementação do programa ‘Jovens Autarcas’, a Câmara Municipal pretendemos valorizar as opiniões e ideias dos nossos jovens, e criar uma geração mais envolvida e melhor preparada para enfrentar os desafios do amanhã, tornando-os os protagonistas das transformações que desejam realizar», referiu.

Para o mesmo responsável, «esta é uma oportunidade ímpar para os jovens compreenderem, na prática, o funcionamento da gestão da ‘coisa’ pública, enquanto aprendem a relevância da cidadania ativa para a preservação da nossa democracia», enfatizou.

Recorde-se que após o ato eleitoral, o novo elenco dos Jovens Autarcas tomará posse em janeiro do próximo ano, no decorrer da reunião ordinária do Executivo Municipal de Vila Nova de Poiares, onde apresentarão aos eleitos locais as propostas que foram votadas pelos seus pares, e que pretendem executar durante o seu mandato.