“Uma Abordagem Internacional no Combate aos Incêndios Estruturais” é o tema do seminário que vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, das 14h00 às 18h00, no auditório do Pavilhão Centro de Portugal. O seminário internacional é promovido pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), em parceria com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, e é dirigido essencialmente a bombeiros e a formadores da ENB da área dos incêndios urbanos e industriais. O evento é gratuito, mas requer inscrição até quinta-feira, dia 15 de junho.
O evento surge na sequência de uma visita a Portugal e à ENB de um grupo de formadores internacionais de excelência, oriundos de quatro continentes, e que serão, na sua maioria, os oradores deste seminário: Shan Raffel, da Austrália, Michael Reick, da Alemanha, Steve Brisebois e Martin Corriveau, do Canadá, e Oleksandr Lazarenko, da Ucrânia.
O seminário, com tradução simultânea, é dirigido a bombeiros e a formadores da ENB da área dos incêndios urbanos e industriais. A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias até à próxima quinta-feira (através do formulário disponível em https://forms.office.com/e/RUbnyUyjNB) e limitadas à lotação máxima do auditório, de 250 lugares.
O programa arranca às 14h00. A sessão de abertura vai contar com a participação do vereador responsável pelos Bombeiros e Proteção Civil da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, pelo presidente da ENB, Vítor Reis, e pelo comandante sub-regional de Coimbra da Proteção Civil, Carlos Luís Tavares.
As intervenções começam de seguida. A primeira, que será através de videoconferência, está a cargo de Oleksandr Lazarenko, da Lviv State University of Life Safety, da Ucrânia, e tem o título “An overview of the Ukraine fire service during the wartime”. Já às 15h00, Steve Brisebois, da Flashformation, do Canadá, vai falar sobre “How to develop tactical change leaders”. A primeira parte do seminário termina com a intervenção de Shan Raffel, do CFBT (treino de comportamento de incêndio em compartimentos), da Austrália, sobre “Managing the ‘kill zone’”.
Após uma curta pausa, os trabalhos continuam, às 16h15, com a intervenção de Martin Corriveau, da Flashformation, do Canadá, sobre “Flow path experience”, ao que se segue a palestra de Michael Reick, Fire chief, da Alemanha, sobre “Protect the stairway”.
O encerramento da sessão está previsto para as 17h45 e será efetuado pelo vereador Carlos Matias Lopes.