A secretária de Estado da Proteção Civil afirma que o sistema de Proteção Civil funcionou nas cheias. Contudo, Patrícia Gaspar refere que não há sistemas infalíveis para um fenómeno tão complexo e dificilmente qualquer sistema funciona a 100 por cento:
Patrícia Gaspar explica, ainda, que a população não foi avisada por telemóvel sobre os riscos do temporal, num primeiro momento, porque as autoridades só se aperceberam da dimensão do fenómeno em cima dos acontecimentos:
O ministro da Administração Interna admite ser possível melhorar os sistemas de alerta à população, por parte da Proteção Civil, no âmbito das inundações.
Em entrevista à Rádio Renascença e ao jornal Público, José Luís Carneiro afirma que as novas tecnologias permitem direcionar melhor a tipologia de mensagens:
Declarações de José Luís Carneiro, à Renascença e ao Público, sobre as inundações em Lisboa.
Entretanto, o Ministério da Administração Interna anunciou a constituição de mais 30 Equipas de Intervenção Permanente, elevando o total nacional para 780. Em comunicado, o MAI refere que, com estas novas equipas, compostas por 150 bombeiros profissionais, aumenta para 3.900 o total desses operacionais.
As Equipas de Intervenção Permanente, criadas no âmbito de protocolos entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Câmaras Municipais e Associações Humanitárias de Bombeiros, visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em caso de acidentes e catástrofes.
Cada equipa é composta por cinco bombeiros profissionais, com elevada especialização e com competências em áreas diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.