É já a partir desta terça-feira, 1 de junho, que os contribuintes portugueses podem acumular o IVA de compras em restaurantes, estadias e cinemas para descontar mais tarde. Saiba como vai funcionar.

O IVAucher, o programa de incentivo ao consumo no setor da cultura, restauração e alojamento, prevê dar resposta aos setores mais afetados pela pandemia em Portugal. A ideia é que, através da acumulação do IVA decorrente da aquisição de bens e serviços em alojamentos, espaços culturais e restaurantes, os consumidores possam, em compras futuras, descontar o valor que vão passar a acumular até ao final de agosto.

Vai funcionar assim: de 1 de junho a 31 de agosto, o IVA que acumular em jantares, idas ao cinema ou em estadias em hotéis pode ser descontado em compras similares. Este saldo, no entanto, nunca pode pagar uma conta completa, uma vez que o desconto máximo é de até 50%.

Pode usar o IVAucher, nas lojas abrangidas por esta medida têm de ter a Classificação de Atividade Económica referente a alojamento (hotéis e alojamento local), a atividades de restauração e similares (restaurantes, cafés, bares, pastelarias e serviços de entra em casa como a Uber Eats ou Glovo) ou espaços culturais (teatro, concertos, dança, cinemas).