A Rota dos Brancos, um passeio de BTT que integra o cartaz do evento vínico Tondela Brancos Dão, duplicou o número de participantes nesta que é a segunda edição da iniciativa.  

No próximo domingo (9 de julho), uma centena de betetistas vai percorrer o trilho de 25 quilómetros, com passagem obrigatória por cinco quintas vinhateiras do concelho de Tondela. 

A Casa de Mouraz, no Couço, e as quintas das Queimas, em Santa Ovaia de Baixo, da Ramalhosa, em Mouraz, dos Grilos, em Tonda, e de Syrlin, em Santa Ovaia de Baixo vão abrir as suas portas aos participantes do passeio, que além de um reforço poderão ainda provar os vinhos que são produzidos nestas propriedades. 

A Rota dos Brancos tem início marcado para as 09h00, no Parque Urbano, seguindo depois em direção às quintas. A inscrição dá ainda acesso ao almoço, seguro e a um kit de participação, composto por saco, t-shirt e uma garrafa de vinho. 

A abertura do secretariado acontece pelas 08h15, hora em que os participantes da rota podem levantar, na Loja Tondela Brancos Dão, no Parque Urbano, o dorsal e a senha para o almoço.

A Rota dos Brancos é uma organização da Câmara Municipal de Tondela, com o apoio do Grupo de Ciclismo Sempre a 30. 

O Tondela Brancos Dão vai realizar-se entre sexta-feira e domingo no Parque Urbano. O programa da oitava edição da iniciativa inclui vários momentos, expositores de vinho, provas comentadas e cegas, gastronomia, showcookings, palestras, exposições e animação musical e infantil.

Este ano o certame conta com um recorde de produtores de vinho presentes. Ao todo serão 24 os vitivinicultores a mostrar e vender o que de melhor têm a oferecer, entre vinhos brancos, verdes e ou espumantes brancos. Pela primeira vez, e em estreia, estarão ainda presentes dois enólogos internacionais. 

O Tondela Brancos Dão é um evento organizado pela Câmara Municipal com vista à promoção e divulgação dos vinhos brancos do concelho, um produto de excelência da região do Dão, com um paladar único, fruto do “terroir” único e específico das Terras de Besteiros. 

O certame é aberto também aos produtores da região demarcada do Dão e de outras zonas de excelência do país.