Os restaurantes dos concelhos abrangidos pelo estado de emergência podem a partir desta quarta-feira pedir um apoio de 20% da receita perdida nos dois últimos fins de semana em que os estabelecimentos tiveram que encerrar entre as 13 horas e 8 horas, devido às restrições impostas pela pandemia.

Em declarações à Antena 1, o secretário de Estado do Comércio, João Torres, considera que os apoios criados pelo Governo são suficientes para ajudar o sector da restauração:

Recorde-se que no dia 14 deste mês, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que o apoio excecional aos restaurantes acenderá a 25 milhões de euros.

Este apoio excecional, que será pago em dezembro, irá juntar-se aos 1.103 milhões de euros que já foram disponibilizados ou estão anunciados para o setor da restauração, onde se incluem 286 milhões de euros através do ‘lay-off’ simplificado e do apoio à retoma progressiva, 12 milhões de euros através do programa Adaptar e 580 milhões de euros em linhas de crédito.

Os dados avançados pelo ministro indicam que dos 750 milhões de euros contemplados no programa Apoiar.pt, 200 milhões de euros serão absorvidos pelo setor da restauração.