A repetição das eleições legislativas na maioria das mesas do círculo eleitoral da Europa vai atirar para março a posse do novo Governo, que chegou a estar prevista para o próximo dia 23.
Mas a decisão do Tribunal Constitucional foi unânime. O número de votos considerados nulos pode ter tido influência na definição dos mandatos pelo círculo da Europa daí a necessidade de repetir as eleições nestas mesas de voto, explica o presidente do tribunal, João Pedro Caupers:
Perante esta decisão, o primeiro-ministro pede desculpas pela repetição das eleições no círculo da Europa. Uma decisão tomada pelo Tribunal Constitucional que vai manter o atual Governo em gestão durante mais tempo:
António Costa apela à participação dos cidadãos e lamentou todo o processo:
O presidente do Conselho Regional da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas, Pedro Rupio, antecipa problemas entre eles um aumento da abestenção:
As eleições vão ser repetidas no círculo da europa a 27 de fevereiro. A contagem dos votos deverá ficar fechada a 9 de março.
A lei define três dias para a publicação dos resultados, só depois o novo parlamento e o novo Governo podem tomar posse. Assim, estima-se que a formação de um novo Governo possa acontecer entre 14 e 16 de março.