O Reino Unido retirou Portugal da lista verde dos países seguros para viajar. O que significa que quem regresse a território britânico vindo de Portugal vai ter que fazer uma quarentena durante dez dias.
A medida entra em vigor na próxima semana e vai afetar muitos britânicos que já estão no Algarve para passar férias.
Para o virologista Paulo Paixão, ouvido pela estação pública de televisão, esta decisão do Governo britânico, baseada na variante nepalesa do SARS-CoV-2, não tem base científica:
Este especialista considera que esta medida é um pretexto dos britânicos para não haver turismo:
Apesar de haver 12 casos confirmados desta variante nepalesa em Portugal, Paulo Paixão afirma que não há motivos para alarme:
As críticas do virologista Paulo Paixão à decisão do Reino Unido de retirar Portugal da lista verde dos países seguros para viajar. Para este especialista, esta medida, que entra em vigor na próxima semana, é apenas um pretexto dos britânicos para não haver turismo.
Entretanto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros defende que o certificado covid digital deve ser válido para contatos fora da União Europeia, como por exemplo o Reino Unido.
Em entrevista ao semanário Expresso, Augusto Santos Silva admite que a avaliação que cada país faz deve obedecer a determinados critérios para diminuir a incerteza.
Recorde-se que o certificado covid digital arranca oficialmente a 1 de julho. Tem como objetivo facilitar a circulação na União Europeia em contexto da pandemia e vai servir para comprovar a vacinação, testagem ou imunidade à covid-19 de quem viaja.