O restaurante Rei dos Leitões foi agraciado com o prestigiado Prémio de Embaixador de Honra da Gastronomia Europeia durante o XX Congresso Europeu de Cofradías y Asociaciones Enogastronómicas (CEUCO), que se está a realizar, desde anteontem, em Castellón, Espanha, e que termina hoje.
De acordo com a organização, o prémio ontem atribuído ao mais conhecido restaurante da Mealhada e um dos mais famosos de Portugal “visa reconhecer a contribuição significativa do Rei dos Leitões na promoção da gastronomia europeia e, em particular, da culinária portuguesa”.
Ao receber o troféu, António Paulo Rodrigues, team manager do Rei, não cabia em si de contente com a distinção: “é uma honra e uma alegria incomensuráveis, mas, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade, uma vez que, agora, carregamos aos ombros o dever acrescido de fazer ainda mais e melhor pela gastronomia portuguesa, pela cozinha de qualidade e tradicional e para continuar a prestigiar a restauração nacional, porque o nosso restaurante, embora seja conhecido pela sua especialização em leitão assado da Bairrada, oferece uma variedade de iguarias culinárias que vão muito para além desse famoso prato bairradino”.
O prémio de Embaixador da Gastronomia Europeia é um dos momentos altos deste congresso que já vai na 20ª edição. Além do Rei dos Leitões, apenas duas personalidades foram distinguidas com este prémio: Marc Vienne, da Bélgica, e Alfredo García Fernández, de Espanha.
O XX Congresso Europeu de Cofradías y Asociaciones Enogastronómicas contou com a participação de centenas de confrades e representantes de confrarias de toda a Europa, todos eles especialistas em gastronomia internacional.
Segundo a organização, “o evento tem como objetivo principal promover a excelência da gastronomia e do vinho europeus, além de incentivar a partilha de conhecimentos e experiências entre as diversas confrarias participantes”.
Resumo de outros prémios/distinções já conquistados pelo Rei dos Leitões: