Os incêndios rurais queimaram nos primeiros seis meses do ano quase 9 mil hectares (ha), menos 40% do que a média para este período, segundo os dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

As causas mais frequentes e já apuradas dos 3.969 incêndios rurais foram as queimas e queimadas, representando 60%.

O ano de 2023 apresenta, até ao dia 30 de junho, o 5.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 6.º valor mais elevado de área ardida, desde 2013.

O maior número de incêndios foi registado nos distritos do Porto (690), Braga (447) e Viana do Castelo (391). O distrito mais afetado, quanto à área ardida, foi o de Braga, seguido de Vila Real e de Viana do Castelo.