PSP promove operação nacional “No Namoro Não Há Guerra” até 13 de fevereiro

A Polícia de Segurança Pública (PSP), através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), está a desenvolver a operação nacional de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra”, que decorre a partir de hoje e até ao dia 13 de fevereiro, junto da população escolar.

A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com idades entre os 13 e os 18 anos, para a problemática da violência doméstica, com especial enfoque na violência nas relações de namoro.

De acordo com a PSP, é consensual na comunidade científica que a exposição à violência doméstica em contexto familiar aumenta o risco de replicação desses comportamentos entre os mais jovens, quer nas relações de namoro, quer, futuramente, em relações de conjugalidade. A intervenção precoce é, por isso, considerada fundamental, estando consagrada na legislação de menores em Portugal, tendo em conta os efeitos negativos da violência na formação da personalidade e nas referências sociais das crianças e jovens.

A violência no namoro pode manifestar-se sob várias formas, nomeadamente física, psicológica ou emocional, social, sexual e económica, sendo a violência psicológica e emocional a mais frequente. Injúrias, ameaças, humilhações, agressões, perseguições ou a devassa da intimidade constituem exemplos deste tipo de violência. A PSP alerta ainda para comportamentos de controlo, como a imposição sobre a forma de vestir, os contactos pessoais ou a atividade nas redes sociais, sublinhando que estas atitudes não são aceitáveis.

A força policial apela à atenção de vítimas e pessoas próximas para sinais de isolamento progressivo da família e dos amigos, frequentemente associados a situações de violência, e reforça que a violência não é tolerável nem desculpável, defendendo igualmente a necessidade de intervenção especializada junto dos agressores.

A PSP continua a incentivar à denúncia de situações de violência, seja no namoro ou noutros contextos. As queixas podem ser apresentadas em qualquer esquadra da PSP, nas Estruturas de Atendimento Policial a Vítimas de Violência Doméstica ou junto das Equipas do Programa Escola Segura. É também possível solicitar apoio ou sinalizar situações através dos endereços eletrónicos escolasegura@psp.pt e violenciadomestica@psp.pt.

“Violência não é amor” é a mensagem central da campanha, que apela aos jovens para não se prenderem a relações tóxicas.

0