Iniciativa da Câmara Municipal reuniu voluntários europeus no território
A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares organizou a iniciativa ‘Active Forest’, no âmbito do programa da União Europeia “Corpo Europeu de Solidariedade”, que visa contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, estimulando os jovens a participar em projetos comunitários.
O ‘Active Forest’ teve como principal objetivo a preservação e proteção de espécies autóctones, bem como a melhoria das acessibilidades dos percursos pedestres existentes em Vila Nova de Poiares, nomeadamente nos trilhos PR1 – Serra do Carvalho, PR2 – Ribeira do Poiares e no Percurso Viver o Alva (GR51: Grande Rota do Alva).
No total participaram dez jovens, três poiarenses e os restantes oriundos de Espanha, França, Polónia e da Sérvia que, com o seu dinamismo, deram um relevante contributo para defesa da natureza do Concelho, contribuindo para a melhoria e manutenção dos referidos percursos ao mesmo tempo que enriqueceram os seus conhecimentos em áreas como a fauna e flora.
Graças ao seu trabalho dedicado, foi possível alcançar uma significativa melhoria nos diferentes trilhos nomeadamente no que diz respeito à apresentação, acessibilidade, conforto e consequente promoção da sua utilização pela comunidade local e visitante.
Este projeto foi dinamizado pela Câmara Municipal em parceria com a ARSM (Associação Recreativa de São Miguel) e a LPN (Liga para a Proteção da Natureza), esta última proprietária de um espaço em Vila Nova de Poiares, a Quinta da Moenda, exemplo de boas práticas de restauro ecológico.
Refira-se que um dos jovens poiarenses envolvidos nesta ação terá agora a oportunidade de participar numa aventura de voluntariado na Eslovénia, durante 27 dias com todas as despesas asseguradas, como resultado direto da sua participação no projeto ‘Active Forest’.
Aliás, o Município de Vila Nova de Poiares é uma entidade acreditada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, disponibilizando toda a informação e apoio para que os jovens possam participar em projetos de voluntariado organizados nos diferentes países da União Europeia.