Príncipe William defende a importância de falar sobre emoções e saúde mental

O príncipe William, de Gales, abordou a saúde mental numa conversa aberta no podcast Life Hacks, da Radio 1, sublinhando a importância de os homens entenderem e expressarem as suas emoções.

William salientou que muitos homens ainda mantêm os sentimentos guardados, o que pode causar problemas. “Eu demoro muito a tentar entender as minhas emoções e o motivo pelo qual me sinto como me sinto. Sinto que esse é um processo realmente importante de fazer de vez em quando, para nos conectarmos connosco e descobrirmos por que nos estamos a sentir de determinada forma”, afirmou.

O príncipe apelou a que existam mais modelos masculinos capazes de falar abertamente sobre saúde mental, ajudando a quebrar o tabu em torno do tema. “Tens que falar sobre as tuas emoções, não podes simplesmente guardá-las e fingir que elas não existem porque é aí que corre tudo mal”, acrescentou.

William falou ainda sobre os filhos — George, de 12 anos, Charlotte, de 10, e Louis, de sete — e sobre a forma como lidam com os sentimentos. “Falam, e, às vezes, até demais. Recebo todos os detalhes, o que eu adoro. É incrível. Para a próxima geração, entender as emoções é normal. Vais ter emoções desconfortáveis e emoções realmente boas, há um enorme espetro entre elas”, disse.

O príncipe enfatizou que conhecer e compreender as próprias emoções é essencial para o bem-estar pessoal e para a construção de relações saudáveis.

0