O Governo vai decidir hoje, em Conselho de Ministros, o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do básico ao superior, com efeitos a partir de sexta-feira, disse à agência Lusa fonte do executivo.
Assim, está previsto que o primeiro-ministro, António Costa, deverá falar ao país por volta das 13h00, após a reunião do Conselho de Ministros que vai decorrer por videoconferência, segundo uma nota enviada às redações.
Segundo disse fonte do Executivo à agência Lusa, a informação recebida “na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”.

Com esta medida, o objetivo principal “é isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.
Os pormenores das medidas de agravamento do confinamento geral serão comunicados hoje, no final da reunião do Conselho de Ministros.
O Governo não queria fechar as escolas, mas a decisão parece inevitável: assiste-se ao agravamento dos números; a situação nos hospitais é descrita como catastrófica; e a chamada estirpe britânica da Covid-19, cerca de 70% mais contagiosa, está em franco crescimento em Portugal.
