Realizou-se, este domingo, em Mortágua, a primeira caminhada do projeto “Caminhos da Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal. A iniciativa visa promover os recursos naturais da Região através de uma rede de trilhos pedestres, desde as pequenas rotas às Grandes Rotas do Alva, Bussaco e Mondego, que proporcionam vários dias de caminhadas e experiências associadas.

O Plano prevê a realização de 19 caminhadas, uma por cada município da CIM, entre maio deste ano e setembro de 2022, como refere o Secretário-Executivo, Jorge Brito:

No total, serão cerca de 700 quilómetros de pequenas e grandes rotas, como adianta José Carlos Alexandrino, presidente da CIM-RC:

Para este responsável, a pandemia, para lá de todo o mal que causou, levou as pessoas a redescobrirem as vantagens do contacto com a Natureza.

O autarca de Oliveira do Hospital destacou ainda a união entre todos os Municípios, em prol de um objetivo comum:

A próxima caminhada está marcada para dia 13 de junho, em Vila Nova de Poiares. Trata-se de um percurso pedestre inserido na Grande Rota do Alva, com aproximadamente 6km.

A caminhada começará no lugar de Moura Morta, terminando junto à barragem das Fronhas, após a qual será realizada uma descida de canoa até ao Caneiro da Moura Morta. Esta caminhada terá, no máximo, 30 participantes.

Toda a informação sobre este Plano consta de um folheto, que pode ser consultado nos sites e nas redes sociais da CIM Região de Coimbra ou dos 19 Municípios que a integram.