Idriss Déby, o presidente do Chade, morreu esta terça-feira, durante uma visita aos soldados que lutam na linha da frente, segundo a AFP.
Ontem, dia 19 de Abril, tinha sido anunciado que Déby, que estava no poder há 30 anos, tinha sido reeleito para um sexto mandato com 79,32% dos votos, nas presidenciais de 11 de Abril.
O diretor de campanha, diz que o presidente trocou o discurso da vitória por uma visita aos soldados da linha da frente dos combates contra os rebeldes, no corte do país.
Idriss Déby governava este país africano desde 1990 com um “punho de ferro”, segundo observadores internacionais. Tinha 68 anos e era um dos líderes africanos com mais tempo no poder.
Os rebeldes, instalados na fronteira nortenha com a Líbia, tinham atacado um posto de fronteira no dia das eleições e começaram a avançar para sul pelo deserto.