O Presidente da República e o primeiro-ministro já condenaram o ataque da Rússia à Ucrânia. As notícias desta manhã dão conta da entrada de tropas russas no território ucraniano, havendo relatos de explosões em várias cidades da Ucrânia e de vários mortos, entre militares e civis.

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro a reagir, afirmando, à RTP, que esta atitude do regime de Vladimir Putin viola, de forma clara e inequívoca, o Direito Internacional:

Para a tomada de uma decisão oficial de Portugal, o Chefe de Estado convocou uma reunião do Conselho de Defesa Nacional, que decorre a esta hora:

O primeiro-ministro também condena, de forma veemente, esta entrada de tropas russas na Ucrânia:

António Costa deu conta das várias reuniões que vão decorrer ao longo do dia para decidir que medidas vão ser tomadas, nomeadamente ao nível de sanções, contra a Rússia:

O chefe do Governo português deixou ainda uma palavra aos cidadãos ucranianos e aos portugueses que vivem naquele país:

Declarações de António Costa, esta manhã, antes da reunião do Conselho de Defesa Nacional, que decorre a esta hora. Primeiro-ministro e Presidente da República condenam, de forma veemente, a entrada de tropas russas em território da Ucrânia.